MOMENTO HISTÓRICO PUBLICADO PELO FOTOBLOG DO ROCHA



PARQUE DA CIDADE DOM NIVALDO MONTE
 
O fotoblog do Rocha em 24 de março de 2009 publicou essa matéria mostrando as belezas do parque da cidade deixado pelo prefeito Carlos Eduardo e inaugurado no dia 21 de julho de 2008 com a presença de Oscar Niemeyer. Até ai tudo bem, só que a Senhora Prefeita de Natal Micarla de Souza deixou quase acabar o parque e hoje, graças a Carlos Eduardo, novamente prefeito de nossa cidade está recuperando o parque e em breve entregará a população com tudo funcionando como o mesmo deixou. 
 
Galeria de fotos
Foto aérea demarcada do parque
Torre e trilha
Trilha no parque
 
Patrulha ambiental no parque
Domingo no parque
Entardecer no parque
Oscar Niemeyer e Prefeito Carlos Eduardo Alves
Oscar Niemeyer e Prefeito Carlos Eduardo Alves
 

Parque da Cidade Dom Nivaldo

parque da cidade à noite
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, é um parque urbano localizado na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil. O projeto arquitetônico é de autoria de Oscar Niemeyer e foi inaugurado em 21 de julho de 2008.

 O parque

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária e Cidade Nova, em Natal/RN. Projetado pelo arquiteto mundialmente conhecido Oscar Niemeyer, a primeira Unidade de Conservação Municipal objetiva preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirante. O prefeito Carlos Eduardo Alves que nos deu esta beleza de parque, fez uma justa homenagem a um homem que marcou a história recente do Rio Grande do Norte, Dom Nivaldo Monte.
Saiba quem foi DOM NIVALDO MONTE..



     Dom Nivaldo Monte, Bispo Auxiliar de Aracaju-SE, ali permaneceu até 09 de maio de 1965, quando foi transferido para ser Administrador Apostólico de Natal, tendo em vista a transferência de Dom Eugênio Sales para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Finalmente, em 08 de abril de 1967, vergado ao peso dos anos, Dom Marcolino Dantas entregou sua alma a Deus e foi sepultado na Catedral Metropolitana de Natal. Passou para a história como o arquiteto da grandeza moral e cultural do clero natalense.

     Com a morte de Dom Marcolino Dantas, o Papa Paulo VI nomeou Dom Nivaldo Monte, que era o Administrador Apostólico, como 2° Arcebispo Metropolitano de Natal, (1978-1988). Tomou posse em 17 de setembro de 1967. Em Natal, Dom Nivaldo Monte, além de outros encargos, serviu à Diocese com o Secretário do Bispado, Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Diretor da Escola de Serviço Social. Dotado de grande cultura, foi eleito sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e ocupou uma cadeira na Academia Norte-riograndense de Letras.

     Após cinco anos de governo, Dom Nivaldo Monte pediu à Santa Sé a nomeação de um Bispo Auxiliar. Foi escolhido Dom Antônio Soares Costa.Dom Nivaldo governou a arquidiocese por 22 anos e fez grandes obras, entre elas a construção da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação. Renunciou no ano de 1988, sendo sucedido por Dom Alair Vilar. Dom Nivaldo Monte faleceu no dia 10 de novembro de 2006, em Natal-RN, vítima de uma parada cardíaca, quando se preparava para mais uma sessão de hemodiálise. Ele estava com a saúde debilitada e em poucos meses havia sido submetido a várias cirurgias. O corpo de Dom Nivaldo Monte foi velado na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal-RN, e sepultado no Mosteiro das Clarissas, que ele ajudou a construir, no distrito de Emaús, Parnamirim-RN.
Por - Williams Rocha.
 
 
 

Postar um comentário

0 Comentários