CHUVA EM NATAL RN

Volume de chuva em Natal ultrapassa 300 milímetros








A chuva que começou na sexta-feira por volta das 8 horas em Natal, acumula, no período de 72 horas, 320 milímetros, segundo dados da estação automática do Instituto de Meteorologia do Ministério da Agricultura, localizada no Campus da UFRN. Já a média dos pluviômetros instalados em oito bairros da capital pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicava, às 8h30 deste domingo, 298,8 milímetros.
De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, a chuva se forma do oceano e é trazida pelos ventos para o litoral do Rio Grande do Norte. Ao ser entrevistado na manhã deste domingo, no programa Cabugi Comunidade, o meteorologista explicou que o ambiente é propício à formação de chuva. Isso porque as águas superfície do Atlântico estão 1 grau mais aquecidas, o que induz a formação de nuvens carregadas. Como a circulação dos ventos está num processo lento, elas ficam estacionadas sobre uma área que vai de Baía Formosa até Guamaré, numa extensão de 300 quilômetros.
Mas a chuva é mais rigorosa em Natal e em Parnamirim. Em Natal, ruas inundadas, casas alagadas e queda de barreiras, obrigando os moradores a sair de casa em Mãe Luíza, bairro com maior vulnerabilidade.
Em Parnamirim, duas lagoas transbordaram. O prefeito Maurício Marques convocou uma reunião de emergência do secretariado para reforçar as ações da Defesa Civil. Não há informações sobre o volume de chuva em Parnamirim, mas elas deve ficar em torno de 300 milímetros desde a sexta-feira.
Além de Natal, o Cemaden registrou chuvas em outros municípios.


Confira os dados meteorológicos- ultimas 72 horas
Natal
Inmet: 320 mm
Cemaden (media) 298,8 mm



Outras cidades – Registros do Cemaden
Canguaretama 134
Ceará-Mirim 138
Goianinha 89


Natal Bairros (Última medição às 9h30)
Cidade Alta 302
Guarapes I 279
Guarapes II 276
Neópolis 331
NS Apresentação 251
Lagoa Nova 315
Pajuçara 342
Ponta Negra 349
 

Postar um comentário

0 Comentários