COPA 2014 SUCESSO EM NATAL

Comitê gestor da Copa faz avaliação positiva dos dias de jogos em Natal

Secretários municipais apresentaram os resultados das ações do Município para a Copa do Mundo da Fifa 2014 em Natal


 
Comitê mostrou resultados do planejamento da Prefeitura para a Copa (Foto: Alberto Leandro)
O comitê gestor da Copa do Mundo Fifa 2014 da Prefeitura de Natal fez uma avaliação positiva dos últimos 11 dias em que a capital potiguar sediou o Mundial. Segundo a titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Virgínia Ferreira, que preside o comitê, o evento gerou uma renda de R$ 320 milhões para os diversos setores da economia da cidade, que recebeu 370 mil turistas desde o início da Copa.
Virgínia Ferreira afirma que Natal foi avaliada pelo Ministério dos Esportes como a terceira cidade com a melhor organização durante esta Copa do Mundo no Brasil. “Tudo aquilo que planejamos deu certo, desde as obras de mobilidade, os incentivos ao turismo e à geração de emprego e renda. O que não funcionou foi aquilo que independia da ação da Prefeitura, como as questões climáticas e a greve dos rodoviários”.
Nesse ponto, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Walter Pedro, diz que a greve foi um dos grandes prejuízos durante o período em que Natal sediou os jogos da Copa. Tendo sido iniciada exatamente na abertura do Mundial, no dia 12 deste mês, a paralisação dos ônibus “atrapalhou muito nosso plano de mobilidade para a Copa, uma vez que estava toda baseada no uso dos circulares que levariam os torcedores dos pontos de estacionamento à Arena das Dunas. E isso, infelizmente, não aconteceu”.
Um dos sucessos dessa Copa em Natal, no entanto, na opinião do titular da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril, foi a ocupação da rede hoteleira da cidade. “Tivemos nesses 11 dias em sediamos jogos da Copa uma ocupação semelhante a dois meses de alta estação”. Ele destacou ainda a visibilidade da capital potiguar nas mídias exteriores. “Estimamos que a cidade foi vista por R$ 2 bilhões de pessoas ao longo do mundo, com 180 canais de televisão exibindo matérias sobre nossa capital”.
Carlos Magno, da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que não houve qualquer surto infeccioso registrado em Natal nesse período. “Nós tivemos a dengue controlada e foi descartado o surto de meningite, como muitos estavam temendo”.
O titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Marcelo Toscano, declara também que não houve problemas com publicidade indevida, algo que a Fifa estava bastante preocupada. “Não houve multas no tocante ao marketing indevido de marcas que não estavam ligadas à Fifa. Isso foi devido ao nosso trabalho de prevenção e bastante diálogo com os comerciantes para que se evitasse isso”.
Virgínia Ferreira destaca ainda o sucesso da Fifa Fan Fest, sem qualquer problema grave registrado. “Ressaltamos ainda que os 26 dias que planejamos para acontecer o evento serão mantidos. Os dias que cancelamos serão repostos exatamente nas datas em haveria o intervalo do festival”.
 

Postar um comentário

0 Comentários