NATAL FICA MAIS LINDA COM ESSA FLÔR

XANANA - FLOR - SÍMBOLO DE NATAL





Quem em Natal nunca encontrou em seu caminho, uma plantinha rústica, que insiste em florir o ano inteiro nas estradas,  nos terrenos baldios e  nos canteiros da cidade ?





É a Chanana ou Xanana como querem os poetas. É uma flor matinal; abre-se ao sol e permanece aberta, até por volta das 10 horas. Esse pequeno arbusto é bem adaptado ao sol forte e não exige muito trato para se desenvolver. Desprezada por muitos é arrancada do solo na condição de "mato" sem importância e relegada a condição de lixo urbano. Mas a xanana é uma flor rebelde. Quando menos se espera ela nasce exuberante. Basta chover um pouco para a cidade ficar florida. "Não se deixa cultivar, não serve para ser plantada em jarro, recusa floreira, não dá lucro a florista. Deus é o seu floricultor.  (Diógenes da Cunha lima no livro "Natal uma nova biografia")






                                                                              


Científicamente chamada de "Turnera Ulmifolia"  e popularmente conhecida com "Chanana", "Flor do Guarujá", "Flor de Mato" é encontrada em várias partes do Brasil e em grande escala no Nordeste brasileiro. Alguns gêneros da Tumera são utilizados na medicina popular como "antinflamatório, antidepressivo, e calmante. Um estudo em andamento na Universidade Federal do Maranhão,aposta na "Tintura de Chanana" como sendo uma boa opção de tratamento para pacientes com Cancer e AIDS.





"Flor teimosa, despojada, pobre. Nasce e cresce em todo lugar, em todas as direções, como a cidade de Natal, sem perder a qualidade de integração e de beleza. Flor da manhã, flor teimosa que cresce onde não se esperaDesprezada e linda, esconde a sua qualidade dos olhos apressados, dos amantes das tardes e noites natalenses". ( Diógenes da Cunha lima no livro "Natal uma nova biografia")
Xanana  foi reconhecida como Flor-símbolo do Natal pela Lei Municipal número 05350/2 de 17 de janeiro de 2002. O projeto da lei   de autoria do vereador Franklin Capistrano.                      





Na correria do no nosso dia a dia, poucas pessoas param para apreciar a beleza dessa flor, que surge em todos os cantos."Identifica-se com a cidade de Natal pela persistência, resistência, valor estético, fortaleza" diz o poeta Diógenes da Cunha Lima.
 Segundo o Poeta, assim é a Xanana! Assim é Natal!






Postar um comentário

0 Comentários