DOAÇÃO URGENTE

65u8536


Estudante potiguar com leucemia precisa de doação de sangue

Jovem está internado desde o início da semana no Centro de Oncologia de Mossoró.





Há cerca de 15 dias, Marcos Paulo Medeiros Carlos de Amorim, de 18 anos, recebeu o diagnóstico de Leucemia, tipo LLA, e desde então familiares e amigos estão se mobilizando nas redes sociais para conseguir doações de sangue, e o mais importante, um doador de medula óssea.
De acordo com a prima de Marcos, Liany Carlos de Aquino, ele está internado desde o início da semana no Centro de Oncologia de Mossoró.
Marcos Paulo é natural de Almino Afonso, região do Médio Oeste potiguar, e no ano passado conclui o 3º ano do ensino médio.
Em conversa ao MOSSORÓ HOJE, Liany explicou que o tipo sanguíneo do primo é A+ e destacou que quem puder fazer a doação será de grande ajuda. O tipo A+ recebe doações dos tipos: A+, A-, O+ e O-.
“E lembrar que também puder já fazer o teste de medula é muito importante”, afirmou Liany.
Quem quiser entrar em contato com a família pode falar com Liany Carlos pelo telefone: (84) 9 9622-7669
Doação de medula óssea
Segundo a assistente social Eciran Silveira, que atua no Hemocentro de Mossoró, o procedimento para ser doador de medula óssea é simples.
Quem quiser ser um doador deve ir até o Hemocentro e fazer uma coleta de sangue.
O material será enviado para Natal, onde passará por exames de compatibilidade, que são monitorados através do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), administrado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). A idade mínina é de 18 anos e a máxima 55 anos.
Segundo o INCA, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

Postar um comentário

0 Comentários