POÇO BRANCO: MARCAS DA RELIGIOSIDADE CATÓLICA NO MUNICÍPIO

Marcas da Religiosidade Católica no município de Poço Branco/RN

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Conhecer à história religiosa do nosso município é uma via de acesso para entendermos à própria evolução social, cultural e histórica da cidade. Também, as práticas religiosas revelam aspectos fascinantes a respeito de nossos munícipes. A luz desse contexto, é mister registrar:
O ato de “benzeção” (benzer) ainda resiste mesmo com os avanços da medicina e o forte aparecimento das redes de farmácia no município. No antigo povoado de Poço Branco Velho, às senhoras Antônia Branca, Maria Mateus, Maria Isabel e outras, eram representantes dessa manifestação religiosa. Nos dias atuais, ainda temos uma representação de senhoras que exercem o ofício de benzer. Na maioria das vezes, as pessoas chegam as residências das mesmas em busca da cura de algumas enfermidades, tais como: mau-olhado, “espiela” caída, “arca” caída, “trocidade”, ramo e outras dores e doenças.
Por curiosidade, vale lembrar que a antiga caixa d’água (localizada na sede da CAERN), tem o formato de cálice. No imaginário religioso dos construtores, simbolicamente, o desenho da caixa foi para representar algo sagrado.
O Cruzeiro - Santa Cruz - presente na rua Presidente Médici, é o mesmo que ficava no antigo cemitério das crianças em Poço Branco Velho. Graças aos cuidados da família Targino, o referido símbolo religioso não foi levado pelas águas do rio Ceará-Mirim. Até os dias atuais é visto a devoção à Santa Cruz. (sic)
Por Paulo Henrique Bezerra

Muito Bom o texto, excelente, vale lembrar que a nossa cidade tem muitas histórias,  pena que caiu no esquecimento e quando surge alguém pra lembrar do passado,  sonho em um dia resgatar essa memória através de um museu na nossa cidade.

Postar um comentário

0 Comentários