Ambulantes e banhistas: uma difícil relação na orla de Ponta Negra

IMG_2982
IMG_2983
IMG_2984
IMG_2986
IMG_2987
IMG_2990
IMG_2992
Visitar Natal e não conhecer o Morro do careca é como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo, isso todos sabem. O que só quem visita o morro mais famoso de Natal sabe é que hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar um lugar para sentar-se para apreciar tão radiante lugar.
Hoje esse local da Praia de Ponta Negra está dominado pelo comercio ambulante de cadeiras e mesas que servem refrigerante, cervejas, cocos e etc. São verdadeiros quiosques sem estrutura adequada que ficam ali tomando conta da pouca faixa de areia com mesas quase dentro do mar. O banhista que se atrever a levar sua cadeirinha e seu guarda-sol terá que procurar outro lugar para ficar, pois o comercio alternativo já se apropriou de todos lugares possíveis e transformaram o morro numa praça de alimentação ao ar livre.
Ponta Negra passou recentemente por uma nova urbanização. Ganhou novos quiosques por todo calçadão, mas essa região próxima à grande duna não possui lugar para calçadão. É só areia e mar. Por isso, muitos ambulantes viram ali uma oportunidade de disponibilizar cadeiras e mesas para atender seus clientes, tirando do banhista a pouca área da praia livre e democrática. Além dos ambulantes, um bar de renome, bem próximo às jangadas, usa a  faixa de areia como se sua fosse obrigando as pessoas a transitarem na água.
Resta ao visitante, que não está disposto a pagar cerca de dez reais para sentar, ou ser obrigado a consumir, ficar em pé entre um banho e outro. Mesmo com a grande quantidade de mesas no local, os banhistas usavam as pedras ao lado esquerdo do morro para colocar seus pertences e sentarem-se, porém a nova cerca de proteção isolou essas pedras, como pode ser observado nas fotos. Sendo assim, ou o cidadão usufrui das cadeiras dos comerciantes ou fica em pé.
Já se foi o tempo em que o Morro do Careca era um lugar livre de comércio, em que famílias iam desfrutar do mar calmo. Daqui a pouco, vamos pagar até para andar na praia. Praia essa que precisa urgente de uma fiscalização e controle mais atento por parte dos órgãos da Prefeitura.
Portanto, em pleno 2015 visitar Natal e ir ao Morro do Careca é uma rota obrigatória ainda, mas, como a areia já tem dono, só resta dar uma passadinha rápida.
Fotos: Leandro Garcia

Postar um comentário

0 Comentários