HUB DA TAM 90 % PARA O RN

Ruy Gaspar fala sobre a batalha técnica política pelo HUB da TAM: “O RN tem 90% de chance para ganhar

IMG-20150924-WA0012
O secretário de Estado de Turismo, Ruy Gaspar, conversou com o blog sobre os desafios do RN para conquistar o HUB da TAM. Em uma entrevista franca, o secretário rebate as últimas notícias sobre os custos da empreitada, comenta a relação de Henrique e Robinson nesta disputa e fala quais são as chances do RN em busca do entreposto comercial.
Márlio Forte – Como está os trabalhos e negociações para a conquista do HUB?
Ruy Gaspar – Nós temos trabalhando permanentemente, todas as solicitações que foram feitas pelas empresas foram atendidas, na parte dos impostos o que era possível ser feito pelo Estado foi feito, assim como a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Esse dado que foi levantado na última semana pela Tribuna do Norte que fala sobre os gastos mais elevados com o aeroporto seriam os nossos. Eu desconheço isso. Conversei com o pessoal da Infraamérica para saber disso daí e eles disseram que a Arupe quem seria a responsável por lançar esses dados.
MF – O dado seria inverídico?
RG – Não estou dizendo isso. Em relação a nós, o que foi colocado nesses números, ditos pela Infraamérica, os valores são bem menores. Eu sei que a empresa qualificada para fazer esses cálculos é a Arupe e não entendo porque esse dado apareceu. Mas eu vejo o lado positivo disso daí, esses valores não são a Latam que irá gastar, quem vai fazer esse investimento aqui em Natal é a Infraamérica, mas quem vai fazer isso em Recife é a Infraaero, que vai fazer licitação, orçamento e tempo, coisa que a Infraamérica não precisará. Em Fortaleza será pior ainda, pois já que ele vai ser privatizado quem vai apagar? A Infraero que vai sair ou a empresa que vai ganhar? A TAM vai tomar essa decisão no final do ano e a privatização será lá para junho do ano que vem. Eu vejo Fortaleza em uma situação muito delicada. Em relação a nós, fico muito feliz por termos uma empresa privada, pois será mais fácil investir.
MF – O senhor acha que existe políticos potiguares fazendo campanha contra?
RG – De maneira alguma, jamais imaginarei em uma situação dessas. Não acho que existe ninguém fazendo campanha contra. Na reunião que tivemos da bancada com a TAM, todos tiveram presentes, menos o senador Garibaldi que estava doente e os deputados Fábio Faria e Felipe Maia representaram a bancada dos deputados federais.
MF – Como está a relação do governador Robinson com o ministro Henrique em relação ao HUB?
RG – Eu não posso falar da relação pessoal de cada um, talvez ainda tenha alguma resquício de alguma coisa, mas o que eu vejo, um tanto pela parte da imprensa, tanto o lado do nosso governador, como do lado de Henrique, mas eu sinto que vem mais de lá pra cá. Nós estamos trabalhando e todos estão fazendo a sua parte.
MF – Eles estão se encontrando para aliar esforços nessa disputa?
RG – Que eu saiba não. Ele sendo ministro ele não pode intervir por outro Estado. Acredito eu que ele esteja na torcida.
MF – O que o senhor achou do pedido de Ney Lopes ao ministro Kassab sobre o HUB?
RG – Acho ótimo. Quanto mais gente apoiar nosso Estado será bem vindo. Recentemente tivemos a declaração da Empratur dizendo que ele torcia pelo RN, ele foi rebatido pelo secretário de Turismo de PE e depois vieram me perguntar sobre essa declaração. Engraçado, o PE é privilegiado com doação de área vizinho ao aeroporto, assim como o CE, e nós não podemos ganhar nem um elogio? O RN tem que lutar pelas vantagens, o Governo Federal deveria garantir um recurso que possibilitasse terminarmos os acessos.
MF – Nós vamos mesmo ganhar o HUB?
RG – Se eu tivesse de apostar, diria que o RN tem 90% de chance para ganhar isso e os 10% estaria com Recife. Eu não vejo como Fortaleza pode ganhar isso daí, não tecnicamente. Eles precisam de um investimento de 450 milhões e não há tempo hábil para eles. Sem condição alguma.

Postar um comentário

0 Comentários