ESPECIAL - Por que amo Natal!
Natal completa hoje 416 anos de fundação. E como quem vive ou escolheu viver na terra da ginga com tapioca sempre guarda uma boa história da cidade para contar, o NOVO ouviu pessoas de representatividade local para saber o sentimento que nutrem pela “noiva do sol”, como muitos gostam de chamar.
Como relato inicial, o estimado escritor Luís da Câmara Cascudo apresenta o que ele vê de melhor na cidade que cresceu às margens do Rio Potengi e do Oceano Atlântico.
“Natal, minha cidade natal, é o cenário imóvel na minha memória. Natal foi a impressão primeira, o ambiente emocionador da minha meninice, adolescência e madureza. O homem é a cidade em que nasce”.
HISTÓRIA DE NATAL
Fundada no dia 25 de dezembro de 1599, o nome do município designa-se do latim ‘natale’, que significa algo como “local de nascimento”. Segundo escritores, a escolha do nome tem ligação direta com a data de fundação da cidade, justamente o dia do nascimento de Jesus Cristo.
Há duas teses sobre a fundação da cidade: a primeira diz respeito ao sítio primitivo demarcado por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.
A outra é que um capitão chamado Manuel Mascarenhas chegou ao local com a missão de construir um forte e uma cidade para assim fortalecer a posição de Portugal e afastar qualquer possibilidade de invasão.
DEPOIMENTOS:
“Eu nasci aqui, fui criado aqui, adoro morar aqui. Todos os meus vínculos afetivos estão ligados a Natal. O povo de Natal me confiou ser governador do estado. Minha alma é muito presa a Natal. Sempre quando viajo para algum evento fora levo o nome de Natal comigo. Então, Natal é minha vida, é meu lar, é tudo para mim”.
Robinson Faria
Governador do Rio Grande do Norte
Tive a felicidade de conhecer vários recantos do mundo, cidades verdadeiramente espetaculares. Nenhuma, porém, com a sedução de Natal, a nossa cidade. A começar pela alma de seu povo hospitaleiro, otimista e de bem com a vida, apesar das dificuldades do dia-a-dia. O natalense é incomparável em seu espírito, em seu caráter. Depois, pela natureza tão pródiga, que nos legou uma das mais belas paisagens naturais do nosso país. Dunas, praias, um ecossistema típico e ainda preservado tanto pelo Parque das Dunas como pelo Parque da Cidade. Assinale-se ainda um clima sem igual, tanto que Natal já foi classificada como a cidade com o ar mais puro das Américas. É esse conjunto que encanta e traz prazer a quem aqui reside. E também encanta a quem é de fora. Tanto que a cidade vive e respira turismo dia e noite, o ano todo. É bom destacar que a cidade está entre os 10 destinos mais competitivos do país. Segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, Natal já é a sexta cidade do país e a primeira do Nordeste, justamente considerando-se os aspectos ambientais. Por tudo isso, é muito fácil amar Natal.
Carlos Eduardo
Prefeito de Natal
Natal é minha cidade de origem, nunca sai daqui para morar em lugar nenhum e nem quero. Sempre vi Natal como o lugar das minhas raízes, onde moram as pessoas que mais amo. Natal representa muito para mim. É meu conforto. Adoro as praias da cidade, principalmente a Redinha, a Praia dos Artistas e Ponta Negra.
Khystal
Cantora
Natal é uma das cidades mais maravilhosas do Brasil e onde gosto de viver. Este ano, notamos que Natal já está melhor que o ano passado. Ainda temos problemas de segurança na cidade, mas, com muito trabalho, esperamos que eles sejam sanados em 2016.
Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas
Comandante da Polícia Militar
Natal é o melhor lugar do mundo. Eu viajei bastante, conheci muitos lugares, mas nenhum se compara a Natal. Eu considero a cidade belíssima, muito aconchegante e extremamente positiva, com o seu lado tropical e caloroso. Sempre carrego comigo a imagem do Morro do Careca visto da Roberto Freire, é simplesmente fantástico. Amo essa cidade.
Souza
Ex-jogador América
Uma cidade de uma beleza superlativa, de um encontro de águas doces e salgadas que traduz um pouco nossa essência – somos plurais. Natal é uma cidade de modernidade e sofisticação, resguardando seus ares provincianos; uma cidade que nasceu em época Divina e renasceu em meio à Segunda Guerra. Natal é uma obra-prima, pintada na esquina do continente, inesquecível para os que vêm, ainda mais para os que vão – e não veem a hora de retornar.
Sâmela Gomes
Reitora da UnP
Natal é uma cidade Luz! Vejo o sol nascer mesmo antes das 6h em frente àquele mar azul. Natal é a própria gente hospitaleira que aqui habita, um local onde viver se torna mais especial pela beleza natural que podemos contemplar no cotidiano. Um cantinho especial é o bairro de Ponta Negra, onde se encontram minhas lembranças de família, local onde construí minha família e que até hoje resido.
Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora da UFRN
Natal é uma cidade maravilhosa, tem uma forte ligação histórica com a colonização brasileira. Além disso, a cidade foi contemplada com uma beleza natural fantástica, o que a torna ainda mais bela. Posso dizer que sou apaixonado por Natal em função da sua importância histórica e também por sua beleza natural.
George Câmara
Vereador licenciado de Natal
Natal devia ter a maior comemoração entre todas as cidades do planeta. Mas é ao contrário. Natal é uma cidade muito injustiçada pelos governantes e tem sua história abandonada. Uma pena que a cidade tenha ficado a desejar de uma grande comemoração. Sugiro que todos os anos a Prefeitura e o Governo do Estado elaborem uma programação melhor em torno do aniversário da cidade.
Abimael Silva
Livreiro e sebista
Natal já inspira pelo nome. Ela nos faz lembrar e celebrar o ano inteiro a data mais importante e simbólica do ano. Tenho Natal como uma cidade muito hospitaleira e boa de viver. Apesar de ser uma capital e importante cidade para o país, o fato de Natal ser pequena e, de certo modo, ainda respirar ares de interior é uma forte característica própria da cidade.
Rilder Campos
Diretor da Casa de Apoio à Criança com Câncer
O que mais gosto, o que considero mais bucólico em Natal é o bairro de Petrópolis. Embora já tenha morado no Tirol e hoje resida em Areia Preta, é em Petrópolis que me sinto em casa. Acho que o bairro tem a cara de Natal, com seus bares, restaurantes, bancas de revistas e padarias. Enfim, é lá que encontro meus amigos e que mais gosto de estar na cidade.
Cláudio Santos
Presidente do Tribunal de Justiça do RN
0 Comentários
Escreva aqui.