Tem sido compartilhada nas redes sociais uma foto do hospital de campanha montado em Santo André, no ABC paulista, para pacientes com Covid-19, com um ambiente vazio. A mensagem dá a entender que ela é atual e que não há pessoas internadas. É #FAKE.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/R/H/5qDAdcRVuCoRBNNlsa9w/hospital-santo-andre.jpg)
A foto mostra uma ala sem movimento, com profissionais perto dos leitos, aparentemente conversando. A legenda é: “Médicos dos hospitais começam a postar fotos. Cadê os pacientes com coronavírus?”
A Secretaria Municipal de Saúde diz que a imagem é mesmo do hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, inaugurado no dia 15, mas ressalta que a foto foi tirada no dia 18, ou seja, apenas três dias depois, quando o local ainda se preparava para receber os pacientes. Na ocasião, havia três pessoas internadas.
O hospital já está agora com 55 pessoas internadas, segundo o último boletim divulgado, sendo 50 em leitos de clínica médica e cinco em terapia intensiva. No total, são 180 leitos, sendo 160 para baixa e média complexidade e 20 de UTI.
A unidade tem recebido pessoas encaminhadas de Unidades de Pronto Atendimento e do pronto-socorro da cidade. Como outros locais semelhantes, funciona de "portas fechadas", ou seja, os pacientes não devem se dirigir até o local, e sim procurar o serviço regular.
A cidade tem 398 casos registrados de Covid-19, com 36 mortos, de acordo com os números da prefeitura. Santo André é o 6º entre os 645 municípios do estado em número de casos, na contagem do governo de São Paulo.
O município ainda terá mais um hospital de campanha, com 120 leitos, no Estádio Bruno José Daniel. A unidade já está pronta, e vai começar a ser utilizada quando a ocupação de leitos no Complexo Pedro Dell'Antonia atingir 70%, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a pasta, a abertura dos hospitais é resultado de um planejamento feito com antecedência pela prefeitura, que teve como objetivo estruturar a rede de saúde para atender os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Para maio, está prevista a operação do hospital de campanha que está sendo instalado na Universidade Federal do ABC (UFABC), com mais 100 leitos.
Só que as imagens geralmente são de momentos anteriores à chegada dos pacientes, e viralizam quando a situação já é bem diferente. O coronavírus já deixou mais de 5 mil pessoas mortas no Brasil nos últimos dois meses, mais que o número de óbitos registrado na China, onde a pandemia teve início.
0 Comentários
Escreva aqui.