POÇO BRANCO: Há 30 anos o dia em que este Blogueiro Williams Rocha, viu o Papa João Paulo II; um dos dias mais importnte da minha vida

Esse Blogueiro, já viveu de tudo na vida e no dia 12 de outubro de 1991, numa manhã de sol eu, um jovem de 31 anos, cheio de vida e sonhos, via o Papa João Paulo II na sua visita a Natal.
Foi um dos dias mais importante da minha vida e, único, pois não é todo dia que se tem a oportunidade de ver  o Papa, sumo pontífice o cargo maior da Igreja Católica.



O papa João Paulo II visitou Natal em 12 de outubro de 1991, data em que se comemora o dia santificado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. Veio para participar do XII Congresso Eucarístico Nacional. João Paulo II passou 24 horas em Natal, tendo celebrado no dia 13 uma missa no “papódromo” construído no Centro Administrativo de Lagoa Nova, para receber milhares de pessoas. Naquela ocasião, o papa foi recebido pelo então presidente Fernando Collor e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Francisco Rezek, além do governador do Rio Grande do Norte naquele ano, José Agripino Maia. O arcebispo metropolitano de Natal era dom Heitor de Araújo Sales.

O papa João Paulo II fazia em Natal a primeira escala de uma segunda visita ao país – a primeira foi em julho de 1980, quando ficou conhecido como “João de Deus”. A importância de João Paulo II para a Igreja Católica do RN também se deve ao fato de que foi ele o responsável pela beatificação dos 30 Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

A viagem
OPapa João Paulo II chegou ao Brasil no dia 30 de junho de 1980. Durante 12 dias, percorreu aproximadamente 14 mil quilômetros, visitando Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

A comoção da população foi tamanha que se calcula que 12 milhões de pessoas acompanharam a passagem do pontífice pelo Brasil. Momentos expressivos foram capturados pelas câmeras da Globo, como quando duas freiras romperam o cordão de isolamento para abraçar João Paulo II, na Catedral do Rio de Janeiro.

Ele falou aos jovens de Belo Horizonte, aos moradores das favelas do Rio de Janeiro, aos operários de São Paulo, aos imigrantes no Paraná, aos índios no Amazonas, sempre transmitindo mensagens sobre o compromisso social da Igreja. Foi a viagem mais longa desde o início do seu pontificado, 19 meses antes.

A Arquidiocese de Natal vai comemorar os 30 anos da realização do 12º Congresso Eucarístico Nacional, que contou com a participação do Papa João Paulo II. O evento foi sediado na capital potiguar, no período de 6 a 13 de outubro de 1991.

Arquidiocese de Natal comemora
A comemoração acontecerá na próxima quarta-feira, dia 13, com duas atividades: uma exposição e uma missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana. A exposição “Memórias do 12º Congresso Eucarístico Nacional”, com souvenirs, vídeos e fotografias do Congresso e objetos usados por São João Paulo II, acontecerá no Centro Administrativo e Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), aberta à visitação do público, no horário das 9h às 17 horas. A abertura, às 9 horas, será feita pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

A missa em ação de graças será celebrada às 19 horas, na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Jaime, concelebrada por padres da Arquidiocese. Para a celebração, também são convidadas pessoas que trabalharam na realização do Congresso Eucarístico. Na ocasião, também haverá a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023, convocado pelo Papa Francisco.

No dia seguinte, 14 de outubro, nas paróquias, será realizada a Hora Santa Eucarística.

Postar um comentário

1 Comentários

Escreva aqui.