O instituto Datafolha divulga neste sábado (1º) sua última pesquisa de intenção de votos para o primeiro turno da corrida presidencial das eleições de 2022. Esse será também o maior levantamento divulgado por qualquer instituto até o momento com foco nas eleições presidenciais, com quase 13 mil pessoas maiores de 16 anos, ou seja, aptas a votar, ouvidas.
Assim como no levantamento anterior, o Datafolha deste sábado irá focar principalmente nos votos válidos. No cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse método é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Quantas pessoas o Datafolha de 1º de outubro entrevistou?
Vão ser 12,8 mil pessoas com mais de 16 anos entrevistadas. A amostra inédita é quase o dobro do número de eleitores entrevistados nas últimas apurações, que ficou em cerca de 6,8 mil entrevistados.
Que horas o Datafolha de 1º de outubro vai ser divulgado?
O instituto Datafolha promete divulgar a pesquisa presidencial por volta das 18h (Brasília) deste sábado.
Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?
Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.
No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.
Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

0 Comentários
Escreva aqui.