Pesquisa eleitoral 2022: Lula tem 49% e Bolsonaro 44% no 2º turno, diz Datafolha

Pesquisa eleitoral 2022: essa a primeira rodada de levantamentos do Datafolha para o segundo turno (Foto: Yahoo Notícias/Editoria de Arte)
Pesquisa eleitoral 2022: essa a primeira rodada de levantamentos do Datafolha para o segundo turno

Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (7), sua a primeira pesquisa eleitoral com foco no segundo turno das Eleições 2022.

Vencedor do primeiro turno, o candidato Lula (PT) aparece na frente também no primeiro levantamento com 49% das intenções de voto contra 44% de Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. Indecisos somam 2%, enquanto brancos/nulos são 6%.

Também serão divulgados resultados da pesquisa Datafolha sobre a corrida pelo governo de São Paulo, que repete a polarização nacional. Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Bolsonaro, enfrenta Fernando Haddad (PT), apoiado por Lula.

Aprovação de Bolsonaro sobe para 37%; reprovação recua para 40%

O desempenho melhor do que o previsto de Bolsonaro no primeiro turno, se refletiu em uma melhor avaliação de seu governo, com aumento da aprovação e queda da reprovação.

Segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, 40% dos eleitores consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima —eram 44%. Já a classificam como ótima ou boa, 37% (eram 31%), e 22% dizem a avaliar como regular (eram 24%).

Na mais recente ocasião em que havia feito o questionamento, de quarta (27) a quinta (29) da semana passada, o instituto aferiu 44% de reprovação, 31% de aprovação e 24%, de nota regular dada a Bolsonaro.

Ao longo da campanha, o ruim/péssimo associado a Bolsonaro oscilou de 48% a 44%, uma estabilidade. Já foi pior: em dezembro de 2021, o presidente marcou seu pior índice, com 53% de reprovação.

Já a aprovação teve um crescimento: era de 25% em maio e chegou à casa dos 30% em setembro, quando empacou e ficou oscilando nesta faixa. Tradicionalmente, governos têm melhoria de aprovação em ano eleitoral, com a adoção de medidas populistas ou populares e a maior exposição do presidente.

Datafolha: 93% dizem já estar totalmente decididos sobre voto

A pouco mais de três semanas do segundo turno, 93% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 7% afirmam que a escolha ainda pode mudar, segundo a pesquisa Datafolha.



Postar um comentário

0 Comentários