Delegado titular da Polícia Civil da cidade de Poço Branco RN, Dr. Odilon Teodósio alerta sobre o grande número de golpes do PIX que vem acontecendo no município, a grande maioria dos casos são com pessoas ingênuas, pessoas sem conhecimento e idosos.
Crime cada vez mais comum, o golpe cibernético, que pode envolver de roubo de dados e perfis em redes sociais a pedidos fraudulentos de dinheiro por meio de pix, exige mais atenção da população.
Já teve três casos no município onde as mesmas perderam para os estelionatários mais de R$ 15.000,00, mesmo tendo sido feito o BO é complicado ter o dinheiro de volta, dificilmente tem como rastrear e chegar até os bandidos, que são bem articulados e organizados, infelizmente.
Normalmente, informa o delegado, os criminosos “estudam o perfil da vítima”, verificando seus interesses pessoais, como um dinheiro a receber, empréstimo, precatórios etc. Após isso, criam um perfil falso desse estabelecimento e entram em contato, oferecendo promoções, muito vantajosas, aí começa o golpe a pedirem dinheiro adiantado para liberar os "falsos recursos que a vítima tem a receber".
O que você deve fazer nesses casos é nunca fornecer seu CPF, dados pessoais, conta corrente, numero de cartão, e, quando o mesmo insistir, pergunte onde fica a instituição financeira, caso banco, ou escritório, pergunte o endereço e diga que vai lá pessoalmente. Dificilmente ele volta a ligar e você se livrou desse golpe.
UM DETALHE: Cuidado com os BANCOS VIRTUAIS.
Outro detalhe, não atenda telefone que você não conhece, se atender não fale nada, escute o que a pessoa tem a dizer, muitos não dizem nada. UMA DICA: BLOQUEI O NÚMERO DO CELULAR DESSA PESSOA.
Quando tiver dúvida, chame uma pessoa esclarecida para lhe orientar, sempre tem alguém por perto, filho, genro, nora ou outra pessoa mais esperta, mas nunca haja pelo impulso.
População deve desconfiar de ofertas vantajosas e checar sempre a procedência de mensagens por e-mail ou em redes sociais.
Essas são dicas de Ouro.
Williams Rocha


0 Comentários
Escreva aqui.