CHUVAS NO RN: Cidade do RN teve recorde de chuvas do Brasil, 380 milímetros

 


Vórtice ciclônico de altos níveis. É isso que está acontecendo em Natal e região metropolitana. Foi isso que fez a cidade de São José de Mipibu ter o maior acumulado de chuvas do Brasil nas últimas horas: 380 milímetros. A informação foi divulgada no Bom Dia Brasil. 

Por isso, não foi por acaso que o rio transbordou em São José de Mipibu e transformou parte da BR-101 que corta a cidade em um verdadeiro piscinão. A informação é que o trecho está totalmente intransitável.  

Diferente do que previu a Emparn, o programa da Rede Globo prevê que as chuvas vão continuar intensas nas próximas horas e se espalhando pelas regiões próximas, indo até Fortaleza. No RN, a previsão do meteorologista Gilmar Bistrot é que as chuvas continuem, mas menos intensas nas próximas horas. 

O vórtice ciclônico de altos níveis, que é o que acontece no RN, é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. Isso faz com que as chuvas sejam mais intensas e inesperadas. 

Isso pode ser comprovado pelo fato de que, em novembro, historicamente, chove pouco ou não chove no Rio Grande do Norte. Porém, as chuvas das últimas horas representaram um percentual alto do previsto para o ano todo em várias cidades. 

RECOMENDAÇÃO: FIQUE EM CASA

A Defesa Civil do Município orienta a população da cidade para que, quem puder, evitar sair às ruas devido às fortes chuvas. Até o momento, no começo da noite desta segunda-feira (27), apesar das chuvas com ventos fortes e trovoadas, não houve nenhuma ocorrência considerada grave. As equipes da Defesa Civil percorrem as lagoas de captação e nenhuma teve transbordamento, mas as demais equipes estão de sobreaviso. 

Diante das fortes que ocorrem e dos transtornos causados em Natal na noite desta segunda-feira (27), por medida de prudência, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino nesta terça-feira (28). A mesma assim foi seguida pela Secretaria Estadual de Educação, com relação as escolas estaduais de Natal e região metropolitana.

Postar um comentário

0 Comentários