PENDÊNCIAS: Espécie de peixe de quase 200 quilos encontrado no RN pode viver por mais de 40 anos


Com quase 200 quilos, o peixe encontrado em uma fazenda de produção de camarões na cidade de Pendências, região Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã da última terça-feira (5) gerou repercussão e curiosidade nas redes sociais. A espécie Mero, a qual pertence o animal, pode medir até 2,5 metros de comprimento e tem a capacidade de viver por mais de 40 anos.

O peixe foi encontrado morto na margem de um canal de abastecimento, que leva água da maré para os viveiros de camarão. Para o biólogo Lucas Werne, o animal pode ter entrado por alguma das comportas de abastecimento dos viveiros, bem como algum ponto de abastecimento do viveiro, enquanto ainda era um filhote, e ter se mantido lá desde então.

“Os meros ficam em ambientes estuarinos quando mais jovens e ao crescerem mais, exploram áreas recifais. Sua alimentação inclui crustáceos e peixes”, afirmou Werne. Os Meros podem habitar em ambientes estuarinos, recifais, naufrágios até 50m de profundidade

Ainda de acordo com o biólogo, o Mero é uma espécie de garoupa que pode atingir até 400kg e, apesar da boa longevidade, corre risco de extinção. “O animal está ameaçado de extinção e no Brasil existe o projeto Meros do Brasil que atua na conservação da espécie”, informou.

De acordo com o dono da fazenda, o animal pode ter morrido devido a falta de oxigênio. Ele afirmou que o peixe já estava em estado de decomposição.



Postar um comentário

0 Comentários