Presidente destaca força da mulher na política e exalta Natália; em discurso, ele faz aceno a Carlos Eduardo e PSD
Presidente Lula e candidata Natália Bonavides durante ato no Panatis ontem. Foto: VLADEMIR ALEXANDRE / PT
Natália Bonavides e Milklei Leite com o presidente Lula / Foto: José Aldenir - Agora RN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira 16 que as portas da Presidência da República estarão “escancaradas” para Natália Bonavides (PT) caso ela seja eleita prefeita de Natal. Em discurso realizado durante comício no conjunto Panatis, Zona Norte da capital potiguar, o presidente pediu votos para a candidata do PT e ressaltou que elegê-la é como dar uma “volta por cima”.
“Essa mulher eleita prefeita de Natal vai ter uma companheira governadora do Estado e vai ter um companheiro presidente da República. E ela não vai precisar bater na porta da Presidência da República porque, para você, a porta estará escancarada, para você entrar, fazer os melhores projetos para essa cidade. Se o projeto for viável, você pode ter certeza que não faltará dinheiro para melhorar a vida desse povo”, afirmou Lula.
O comício no Panatis foi o último compromisso da agenda de Lula nesta quarta-feira em Natal. Antes, em evento realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, o presidente e seis ministros anunciaram investimentos em diversas áreas.
Lula ressaltou que fará 79 anos em 27 de outubro – data do segundo turno das eleições, em que Natália Bonavides disputará a Prefeitura do Natal contra Paulinho Freire (União Brasil).
“Eu queria pedir para as mulheres e homens que votam em mim, que acreditam em mim, que me dessem de presente a Natália prefeita de natal no dia 27”, declarou o petista.
Lula lembrou que pediu a Natália para ser candidata em 2020. Na ocasião, a deputada federal rejeitou o convite. Agora, ele enfatizou que sua eleição pode representar a força da mulher na política. E tratou a eleição da petista como uma “volta por cima”, citando a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.
“Eu tenho orgulho de ter sido o companheiro que elegeu a primeira mulher presidenta do País, que foi vítima de uma insanidade, uma mentira, feita por alguém do Tribunal de Contas que inventou uma pedalada e os homens machistas que não querem mulher no poder, que querem mulher no tanque, na cozinha”, destacou o petista.
Segundo ele, “a eleição de Natália é a volta por cima que a gente vai dar, é a demonstração de que o Estado conquistou o primeiro direito de voto da mulher, na cidade de Mossoró, vai eleger Natália prefeita de Natal para ela mostrar que as mulheres têm competência”.
Em vários momentos, o presidente citou a participação das mulheres na política. No início do discurso, ele chegou a pedir que a primeira-dama, Janja da Silva, discursasse – o que ela fez brevemente.
Natália afirmou que, se eleita, vai procurar Lula para a parceria administrativa. “O povo de Natal sabe que eu sou teimosa, persistente, insistente. Eu vou aperrear muito o senhor, porque a gente está sonhando com um IFRN na Zona Oeste, com uma terceira ponte para a Zona Norte, com iluminação e pavimentação em cada cantinho da nossa cidade. E eu vou aperrear muito o senhor para que a gente faça a melhor prefeitura que Natal já teve”, destacou.
Presidente faz apelo aos eleitores de Carlos Eduardo e cita Zenaide e Jaime
Lula dedicou parte do discurso para pedir aos eleitores de Carlos Eduardo (PSD) que votem em Natália Bonavides no segundo turno. O ex-prefeito ficou em 3º lugar no primeiro turno, após obter 93 mil votos (23,95% dos votos válidos), e já comunicou que ficará neutro na disputa do segundo turno.
Lula disse que os eleitores não podem permitir que aconteça em 2024 com Natália o que ocorreu com Carlos Eduardo em 2022, quando ele disputou o Senado. Na avaliação de Lula, o surgimento de uma terceira candidatura há dois anos (de Rafael Motta, que ficou em 3º lugar) dividiu a esquerda e favoreceu a eleição do senador Rogério Marinho (PL) – que hoje é líder da Oposição no Senado.
“Eu sei que o ex-candidato não está querendo tomar posição, mas eu queria conversar com os eleitores dele. Não permitam fazer com a Natália o que foi feito com Carlos Eduardo na eleição do Senado, em que alguém desaforado foi candidato contra nossa aliança e permitiu que fosse eleito um senador de direita nesse estado. Os eleitores, não permitam que façam com Natália o que fizeram com o Carlos Eduardo”, disse Lula.
O presidente pediu intervenção do comando estadual do PSD, que está nas mãos da senadora Zenaide Maia e do prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (seu esposo), que derrotou na eleição municipal o petista Eraldo Paiva.
“Eu queria dizer que o marido de Zenaide foi eleito prefeito de São Gonçalo do Amarante e ficou chateado porque tivemos candidato lá. Quem ganha as eleições tem de ter generosidade, e eu sei que Zenaide é mulher de coração. E o marido dela. Não permitam que Natália perca as eleições porque vocês deixaram de orientar os eleitores de vocês a votar nessa jovem aqui, que pode significar uma mudança na história política de Natal, do Rio Grande do Norte e do País”, ressaltou o presidente da República.
O mesmo apelo foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), que também discursou. “Temos buscado o apoio dos outros candidatos que não foram ao segundo turno. E eu vou dizer: teremos o apoio de Carlos Eduardo para somar nas eleições conosco e não deixar que esse consórcio coronelista instalado na prefeitura, esse modo de governar atrasado, se agrave mais ainda levando o bolsonarismo para lá. Não vamos permitir isso”, destacou.
0 Comentários
Escreva aqui.