A contagem regressiva para o Carnatal, que acontece de 6 a 8 de dezembro na Arena das Dunas, já movimenta e impulsiona a economia local com a expectativa de movimentação superior a R$100 milhões. A edição deste ano, além de consolidar o carnaval fora de época como um dos maiores do Brasil, deve gerar aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa de Felinto Filho, diretor do evento. A festa é considerada uma oportunidade de incremento no faturamento para as cadeias envolvidas na cidade.
“Somente a estruturação de montagem do evento já desencadeia milhares de empregos. Desde o pessoal de infraestrutura, produção, confecção de materiais até fornecedores, todos esses segmentos são impactados. Além disso, o volume de empregos diretos e indiretos acontece por pelo menos 30 dias antes do evento para toda a construção do corredor da folia”, explica Felinto sobre a movimentação no evento.
Parcerias e impacto na cadeia produtiva
O impacto econômico proporcionado pelo evento não se limita à geração de empregos, mas bem como o estímulo ao turismo e ao comércio local, explica Felinto Filho, diretor do Carnatal. “Cerca de 33% do público são turistas, segundo o levantamento realizado com o público no ano passado, o que incrementa diretamente a rede hoteleira, bares e restaurantes. A expectativa é que para este ano, o número de turistas seja ainda maior”, afirma.
Uma das ativações realizadas para o fomento ao setor associado com o Carnatal aconteceu em parceria com a CDL Natal e a Fecomércio RN através do “+Carnatal”. Nas compras acima de R$50,00 nas lojas participantes, o consumidor recebia um cupom para concorrer a quase 300 prêmios.
Segundo Laumir Barreto, diretor executivo da Fecomércio RN, o Carnatal chega com bastante otimismo para o comércio, aliado a alta estação e ao fim da Black Friday. “A gente tem, em 2024, um ano que tem batido recordes com o volume de pessoas empregadas, é um recorde histórico e com certeza, juntando Carnatal com festa de final de ano e as compras natalinas, gera uma expectativa muito positiva”, afirma.
O evento ainda aposta na sustentabilidade através da implementação do conceito Ambiental, Social e Governança (ESG). Entre as ações implementadas neste ano, o Carnatal realizou a contratação de costureiras para transformar produtos recicláveis em dois mil estojos que serão distribuídos para alunos da rede pública, de forma a ampliar o impacto social da festa e o fomento à cadeira fabril.
Fonte: Tribuna do Norte
0 Comentários
Escreva aqui.