NATAL: Calçadão de Ponta Negra fica às escuras, e Semsur diz que Natal tem 6 mil postes apagados


Natal tem pelo menos 6 mil postes de iluminação pública apagados neste início de ano de 2025, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Um desses pontos foi o calçadão de Ponta Negra, que estava às escuras na noite de quinta-feira (16).

O secretário da Semsur, Felipe Alves, informou que a pasta elaborou um plano para consertar a maior parte dos postes de iluminação da capaital que estão apagados num prazo de 90 dias

Em Ponta Negra, segundo o titular da pasta, o problema ocorreu por conta de uma ligação clandestina feita no local. O secretário disse que o problema foi resolvido nesta sexta-feira (17).

“É importante que se diga que a causa desse problema foi exatamente ligações clandestinas, os famosos gatos. Diante disso, ocorreu o curto circuito que apagou a iluminação da orla marítima” disse em entrevista à Inter TV Cabugi.

O problema, segundo trabalhadores e frequentadores da praia, tem ocorrido há mais tempo do que o registrado. O comerciante Artur Gomes, que trabalha em um bar nas proximidades do deck de Ponta Negra, informou que o próprio estabelecimento colocou um luz para iluminar o trecho.

“Há três meses que a gente já não tem luz nesses dois postes, e há quatro dias que toda essa estrutura já não tem luz. A gente puxou uma luz com a energia da gente do bar, pra gente não ficar no escuro, fora os refletores que a gente tem que conseguem dar uma iluminação à orla, se não não teria”, disse.

Plano de recuperação em 90 dias

Ao todo, Natal tem 57 mil postes de iluminação pública geridos pela prefeitura de Natal. Ou seja, cerca de 10,5% deles – 6 mil, segundo a Semsur – estão sem fucionar neste início de 2025.

De acordo com o secretário Felipe Alves, a Semsur criou um plano para tentar reduzir ao máximo o problema em até 90 dias. O plano consiste, segundo ele, na expansão dos equipamentos em LED – projeto que está em vigor – e num plano de manutenção.

“Nós estamos cuidando para regularizar a questão da manutenção da iluminação pública, que hoje infelizmente a secretaria não tem contrato dee manutenção”, explicou Felipe Alves.

“Nós estamos correndo, conversando com o prefeito Paulinho Freire para nos adotarmos o modelo mais rápido, mas juridicamente adequado, seguro para nós termos no menor tempo possível um contrato de manutenção da iluminação, porque aí sim nós teriamos os serviços adequados para cuidarmos dessas situações”.

Nesse momento, segundo o secretário, o plano de instalação de LEDs tem focado em áreas consideradas mais precárias na iluminação para a Semsur, como bairros como Pajuçara e Lagoa Nova, na Zona Norte.

“Nos já estamos realmente criando esse plano, utilizando o serviço de expansão da iluminação em LED para atacar prioritariamente as áreas mais críticas e esses postos apagados”, disse.

“Nós temos a ideia de em 90 dias nós causarmos aí um impacto bem significativo e reduzirmos drasticamente essa demanda”, completou.


G 1


Postar um comentário

0 Comentários