Novo prefeito de Natal pede desculpas e diz que Natal deve se inspirar no exemplo positivo da capital vizinha na área do turismo
O novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), virou alvo de críticas nas últimas horas após dar uma declaração polêmica envolvendo João Pessoa (PB). A fala do prefeito viralizou na imprensa paraibana e gerou críticas de autoridades e de moradores da capital do estado vizinho.
Em discurso na porta do Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, logo após a posse no dia 1º de janeiro, Paulinho enalteceu o crescimento do turismo na capital potiguar durante a gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e declarou, em tom de brincadeira, que “está bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”.
A fala repercutiu em portais e blogs da Paraíba, que criticaram a fala do novo prefeito de Natal. O trecho do discurso viralizou na última quarta-feira 8, e internautas invadiram as redes sociais de Paulinho Freire para criticá-lo.
Em entrevista a uma rádio de João Pessoa, a secretária de Turismo da Paraíba, Rosália Lucas, disse que o novo prefeito de Natal está “preocupado” com o crescimento do turismo no estado vizinho. Ela destacou que, nos últimos anos, o fluxo de turistas para João Pessoa e outros destinos da Paraíba aumentou em ritmo maior do que o Rio Grande do Norte.
“Acredito que ele estava na emoção da pressão, porque João Pessoa está dando pressão mesmo. Os hotéis devem estar dizendo: ‘eu quero ter o faturamento do hotel de João Pessoa’. Porque muitos empresários daqui são empresários de Natal, e lá ele tem o mesmo hotel, do porte aqui, mas o faturamento aqui é maior”, afirmou a secretária.
A secretária de Turismo da PB, no entanto, evitou esticar a polêmica e defendeu uma integração das rotas turísticas de toda a região Nordeste. “Ele tem que entender, e é isso que a gente tem trabalhado no Consórcio Nordeste, que o Nordeste tem que se unir”, declarou.
Outro que se pronunciou foi o vereador Fábio Carneiro (Solidariedade), da cidade de João Pessoa. Segundo ele, Paulinho Freire “perdeu uma grande oportunidade de ficar calado” e age com “dor de cotovelo” ao perceber o crescimento da Paraíba.
Após a repercussão, o novo prefeito de Natal pediu desculpas. Ele telefonou para o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), para se retratar pela fala. Paulinho Freire disse que a declaração foi uma brincadeira que ele diz sempre fazer com Cícero Lucena e com o filho dele, o deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB).
Em nota, Paulinho Freire reconheceu que a declaração foi “infeliz” e reiterou que a fala se trata de uma “graça entre amigos”.
“A brincadeira a que me refiro, no caso, sobre a disputa saudável entre as cidades de Natal e João Pessoa que sempre fazemos, eu e meus amigos de longa data, o deputado federal Mersinho e seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena”, destacou.
O novo prefeito da capital potiguar disse considerar João Pessoa “uma cidade-irmã que ao longo dos anos tem avançado no desenvolvimento que se reflete no bem-estar da população e no crescimento do turismo da capital paraibana”.
“Nossa intenção é que a gestão de nossa cidade, Natal, se inspire nos exemplos positivos para seguir no caminho do progresso”, finalizou.
“Todos que amam João Pessoa ficaram chateados”, diz prefeito da capital paraibana
O prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, afirmou nesta quinta-feira 9 que “todos que amam João Pessoa ficaram chateados” com a declaração do prefeito de Natal, Paulinho Freire, comparando as duas capitais. Apesar disso, Cícero Lucena declarou, em entrevista ao Blog Maurílio Júnior, que recebeu o pedido de desculpas de Paulinho.
Prefeito Cícero Lucena (João Pessoa) / Foto: Reprodução
O prefeito de João Pessoa aceitou o pedido. “Recebi o pedido de desculpas do prefeito de Natal, Paulinho Freire. De fato, foi uma fala profundamente infeliz e todos aqueles que amam João Pessoa ficaram chateados”, disse Cícero Lucena, ao Blog Maurílio Júnior.
“Acredito que o importante é reconhecer que João Pessoa pode aprender com Natal, assim como Natal pode aprender com João Pessoa. O compromisso de ambos, como discutimos, deve ser o cuidado com as nossas cidades. Há questões muito mais importantes para nos preocuparmos: eu aqui em João Pessoa e ele lá em Natal. Para mim, esse assunto já está superado”, acrescentou o prefeito.
Natália publica “resposta” de João Pessoa a Paulinho: “Deixe de moído e vá trabalhar”
A deputada federal Natália Bonavides (PT), que perdeu a disputa pela Prefeitura do Natal para Paulinho Freire no segundo turno, fez uma publicação sobre o assunto na noite desta quinta-feira. A deputada postou nas redes sociais a simulação de uma conversa entre Natal e João Pessoa. Na montagem, a capital paraibana pede que o novo prefeito da capital potiguar “deixe de moído e vá trabalhar”.
A expressão “deixe de moído” foi usada pelo marketing de Paulinho e viralizou durante a campanha eleitoral. A fala era dita por uma atriz que aparecia na propaganda do então candidato veiculada no rádio e na televisão. A frase era falada em tom de deboche e crítica aos adversários, principalmente Natália e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD).
Na “conversa”, Natal diz que está “careca de vergonha com essa conversa”. Ao que João Pessoa responde, em determinado trecho: “Esse homem tá querendo colocar areia também na nossa relação, é?”. Após serem exibidas mensagens de natalenses pedindo “desculpas”, João Pessoa conclui: “Ainda bem, gata. Pois diga a ele que deixe de moído e vá trabalhar”.
Na legenda, Natália Bonavides reiterou o pedido de desculpas ao povo da cidade paraibana. “Pessoenses, pedimos desculpas! As declarações recentes do prefeito de Natal não representam o sentimento do povo de Natal por João Pessoa. Parabéns pela cidade que tem se destacado no nosso país e no mundo”, afirmou a parlamentar petista
0 Comentários
Escreva aqui.