![FAB abateu aeronave](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fab-abate-aviao.png)
A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu, na terça-feira (11), uma aeronave venezuelana que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro e desobedeceu às ordens de pouso forçado. O episódio ocorreu nas proximidades de Manaus (AM) e foi divulgado pela FAB nesta quarta-feira (12).
O avião suspeito foi identificado pela FAB, que seguiu os protocolos do Decreto nº 5.144, de 2004, que regulamenta a “Lei do Abate”. Inicialmente, os militares realizaram “medidas de averiguação” para confirmar a identidade e comportamento da aeronave.
Sem resposta às ordens de alteração de rota para pouso forçado em um aeródromo na região amazônica, a FAB passou para as “medidas de persuasão”, efetuando tiros de aviso. Como o avião continuou a ignorar as determinações, foi classificado como hostil e atingido por “tiros de detenção”, impedindo a continuidade do voo.
A aeronave caiu na floresta e pegou fogo, impossibilitando a identificação imediata do modelo. Dois ocupantes, apontados como traficantes, foram encontrados mortos no local. A Polícia Federal (PF) identificou a presença de drogas na aeronave, mas a quantidade ainda está sendo verificada.
A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) como parte da Operação Ostium, iniciativa que reforça a segurança nas fronteiras e combate atividades criminosas, como o tráfico de drogas.
Com esse abate, a FAB reafirma seu compromisso com a soberania do espaço aéreo brasileiro e o combate ao crime organizado. A investigação da PF segue em andamento para determinar a origem da carga e possíveis conexões criminosas.
DCM
0 Comentários
Escreva aqui.