
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi homenageado no evento Global Summit on Constitutionalism, realizado entre 20 e 22 de março, pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Ele recebeu uma honraria por sua defesa da democracia.
O evento reuniu especialistas e juristas de diferentes países para debater os desafios contemporâneos do constitucionalismo. Barroso dividiu o reconhecimento com os demais membros do STF e destacou o papel da Corte na defesa das instituições.
“A democracia constitucional é uma trincheira onde cabem todos os que acreditam no Estado de Direito, na igualdade e no progresso social”, afirmou Barroso em seu discurso. Ele ainda relembrou os tempos de ditadura e alertou para os riscos autoritários da extrema-direita.
O presidente da Corte ainda citou os desafios enfrentados por governos do mundo todo na atualidade, como guerras, abuso de poder, disseminação de fake news e ataques à democracia, e afirmou que autoridades não podem se “deixar contaminar pela onda negativa” que tem se espalhado.
“Precisamos manter as luzes acesas e construir diques contra o retrocesso social e moral desses tempos”, prosseguiu. Veja o discurso:
Além de ministro, Barroso é acadêmico e Senior Fellow da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publica com frequência artigos em veículos renomados sobre inteligência artificial, democracia, mudanças climáticas e o papel das Supremas Cortes.
O magistrado é professor da Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) desde 1982, sendo livre docente desde a década de 1990 e professor titular de Direito Constitucional a partir de 1995. Em 2009, também se tornou professor visitante da UnB (Universidade de Brasília).
dcm
0 Comentários
Escreva aqui.