APAGÃO GLOBAL? Ataque a cabos submarinos ameaça 95% dos dados de internet; SABOTAGEM DA RÚSSIA


Cabos submarinos no Mar Báltico. Foto: Reprodução

Empresas de telecomunicações emitiram um alerta sobre riscos de apagões globais da internet após uma série de danos a cabos submarinos atribuídos a ataques de sabotagem conduzidos pela Rússia. Em carta aberta enviada à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), essas companhias afirmam que o problema pode comprometer rede que movimenta 95% dos dados globais.

A carta é assinada por operadoras como Vodafone, Telefónica (dona da O2) e Orange e pede que autoridades do Reino Unido, União Europeia e da própria Otan classifiquem toda a rede de cabos submarinos como infraestrutura crítica.

As consequências de danos a cabos submarinos vão muito além da Europa, podendo afetar a infraestrutura global de internet e energia, as comunicações internacionais, transações financeiras e serviços críticos em todo o mundo”, diz o documento.

Mais de 500 cabos transportam cerca de 95% de todo o tráfego internacional de dados, voz e internet. Os equipamentos ficam no fundo do mar, em locais remotos, e por isso são difíceis e caros de monitorar. Temendo danos às estruturas, as empresas de telecomunicações pedem para que as autoridades atuem para garantir maior proteção e investimentos em segurança.

Trabalhadores instalam cabo submarino em praia. Foto: Rogan Ward/Reuters

Pelo menos 11 desses cabos submarinos foram danificados no Mar Báltico desde outubro de 2023. Autoridades do Reino Unido têm acusado Vladimir Putin, presidente da Rússia, de mapear e atacar a infraestrutura subaquática no Mar do Norte.

A Vodafone é uma das maiores detentoras de cabos submarinos do Reino Unido desde 2012, quando adquiriu centenas de milhares de quilômetros de infraestrutura da Cable & Wireless. Por isso, o Parlamento do país abriu uma investigação para avaliar medidas de proteção à rede.

No alerta emitido pelas empresas, elas pedem uma maior colaboração entre União Europeia, Reino Unido e Otan em ações conjuntas de monitoramento e planos de proteção.


DCM


Postar um comentário

0 Comentários