
Empresas de telecomunicações emitiram um alerta sobre riscos de apagões globais da internet após uma série de danos a cabos submarinos atribuídos a ataques de sabotagem conduzidos pela Rússia. Em carta aberta enviada à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), essas companhias afirmam que o problema pode comprometer rede que movimenta 95% dos dados globais.
As consequências de danos a cabos submarinos vão muito além da Europa, podendo afetar a infraestrutura global de internet e energia, as comunicações internacionais, transações financeiras e serviços críticos em todo o mundo”, diz o documento.
Mais de 500 cabos transportam cerca de 95% de todo o tráfego internacional de dados, voz e internet. Os equipamentos ficam no fundo do mar, em locais remotos, e por isso são difíceis e caros de monitorar. Temendo danos às estruturas, as empresas de telecomunicações pedem para que as autoridades atuem para garantir maior proteção e investimentos em segurança.

Pelo menos 11 desses cabos submarinos foram danificados no Mar Báltico desde outubro de 2023. Autoridades do Reino Unido têm acusado Vladimir Putin, presidente da Rússia, de mapear e atacar a infraestrutura subaquática no Mar do Norte.
A Vodafone é uma das maiores detentoras de cabos submarinos do Reino Unido desde 2012, quando adquiriu centenas de milhares de quilômetros de infraestrutura da Cable & Wireless. Por isso, o Parlamento do país abriu uma investigação para avaliar medidas de proteção à rede.
No alerta emitido pelas empresas, elas pedem uma maior colaboração entre União Europeia, Reino Unido e Otan em ações conjuntas de monitoramento e planos de proteção.
DCM
0 Comentários
Escreva aqui.