[VÍDEO] Léo Souza defende denúncia de tomógrafo subutilizado e dispara contra Samanda: “Você nunca foi no Varela”


O tomógrafo pertence ao hospital, mas pacientes são atendidos no local pelo SUS. FoReprodução/You Tube 98 FM

Durante entrevista ao programa Repórter 98 nesta quinta-feira (17), o vereador Léo Souza (Republicanos) comentou sobre sua denuncia de subutilização do tomógrafo do Hospital Varela Santiago, que gerou debate na Câmara de Natal nos últimos dias. O parlamentar afirmou que não se arrepende da atitude tomada no plenário, e disse que faria “mais barulho”, se tudo ocorresse de novo.

Leia mais:

A entrevista foi realizada em conjunto com a vereadora Samanda Alves (PT). Ao ser criticado pela parlamentar, ele rebateu, afirmando que ela visitou hospital apenas após a denúncia realizada por ele.

Veja o momento:

“Se acontecesse isso, eu faria tudo de novo, e talvez até mais barulho. O que está em jogo aqui não é uma narrativa, como a vereadora está dizendo, mas são crianças que estão precisando de exame. Isso para mim está acima de qualquer coisa. O que está em jogo aqui é resolver o problema, e isso vai ser resolvido”, disse o parlamentar.

Ele ressaltou ainda que, antes de ser eleito ao cargo, fez cobranças para que o governo do estado realizasse repasses à saúde.

Criticado por Samanda por ter uma “necessidade de viralizar” ao abordar o tema, Souza rebateu a parlamentar. “Samanda, você nunca foi no Varela. Se não tivesse viralizado, você nunca teria ido lá. Ninguém tocou na ferida e isso (a subutilização), tem que ser sacudido mesmo”, disse.

O vereador foi questionado sobre ter vinculado a culpa da subutilização à uma suposta não regulação de pacientes, por parte do Estado, para economizar nos repasses. Ele reconheceu que a acusação, sem checar, foi um erro, mas pontuou que atitude foi importante para gerar o debate do tema,

“Eu faço a autocrítica. Talvez eu pudesse ter me corrigido e ter me colocado melhor, e eu estou aqui na situação de aprender mesmo. Peço desculpas. Mas se eu não tivesse feito isso, esse assunto não teria polemizado e em pauta nessa mesa hoje”, disse.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), 348 tomografias foram realizadas no Hospital Varela Santiago em 2025 dentro do convênio que existe entre a Sesap e a unidade. Os dados são referentes ao período entre 1º de janeiro e 15 de abril, e foram divulgados pela Sesap nesta sexta-feira (17), após solicitação da 98 FM.

A denúncia

Léo Souza denunciou que o tomógrafo do Hospital Varela Santiago, em Natal, estaria subutilizado na última terça-feira (15). De acordo com o parlamentar, o equipamento estaria atendendo apenas 3 pessoas por dia, quando poderia atender até 10 pessoas por hora, segundo ele. As denúncias vêm ganhando corpo nos últimos dias.

tomógrafo pertence ao hospital, mas pacientes são atendidos no local pelo SUS, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). De acordo com Léo Souza, a Sesap estaria demorando a regular os pacientes para o Varela, deixando o equipamento subutilizado.

Em nota, a Sesap afirmou que não há demora na regulação de pacientes para realização de tomografias no Hospital Varela Santiago. Segundo a Secretaria, na manhã desta quinta-feira (17), por exemplo, havia 60 pacientes regulados, isto é, prontos para fazer o exame, só aguardando serem chamados pelo hospital.

Procurado, o Hospital Varela Santiago não forneceu informações sobre pacientes atendidos no setor de tomografia, se limitando apenas a dizer que tem o compromisso de realizar “15 mil atendimentos realizados mensalmente, com os pacientes do SUS e com a população do Rio Grande do Norte”.

O Hospital só deve se pronunciar na terça-feira (22), quando está marcada uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara na própria unidade.

Postar um comentário

0 Comentários