EUA podem sofrer megaterremoto com afundamento do solo em minutos; entenda


Mapa mostra a Zona de Subducção de Cascadia, onde a Placa Juan de Fuca se choca com a Placa Norte-Americana, afetando os estados de Washington, Oregon e Califórnia, nos EUA – Foto: Reprodução

Um estudo recente alerta para a possibilidade de um megaterremoto de magnitude 8.0 atingir a Zona de Subducção de Cascadia, na Costa Oeste dos Estados Unidos, provocando o afundamento do solo em até dois metros em poucos minutos. A falha tectônica, que se estende da Califórnia ao Canadá, já está “atrasada” segundo os cientistas, uma vez que o último grande terremoto no local ocorreu em 1700.

Os especialistas apontam que o fenômeno pode provocar ondas de tsunami superiores a 12 metros e causar mudanças permanentes no relevo, principalmente no sul de Washington e no norte do Oregon e da Califórnia. A revista Proceedings of the National Academy of Sciences destaca que o solo afundado aumentaria em 300 km² as áreas de alagamento, impactando diretamente 14,3 mil moradores e 22,5 mil construções.

Combinado ao aquecimento global, que tende a elevar o nível dos oceanos em 1,2 metro até 2100, o megaterremoto tornaria essas áreas ainda mais vulneráveis a inundações. Apesar dos alertas, muitos moradores ignoram os riscos.

DCM

Postar um comentário

0 Comentários