
O jornalista americano Terrence McCoy, do Washington Post, feriu a cabeça e foi tratado de graça pelo SUS. Foto: Reprodução
O jornalista Terrence McCoy, correspondente do Washington Post no Brasil, elogiou publicamente o Sistema Único de Saúde (SUS) ao ser socorrido gratuitamente em Paraty (RJ) após um acidente. Durante suas férias, a porta do porta-malas de um carro caiu sobre sua cabeça, e ele precisou de atendimento de emergência.
McCoy foi socorrido por uma ambulância, passou por exames como tomografia e raio-X, levou pontos e foi atendido no pronto-socorro do Hospital Hugo Miranda, sem custos. “Minha conta: US$ 0”, disse o jornalista americano, apontando que gastaria mais de US$ 10 mil (cerca de R% 54 mil) nos Estados Unidos.
O jornalista elogiou a eficiência e a humanidade dos profissionais de saúde brasileiros. Em sua reportagem, McCoy comparou a experiência no Brasil com a realidade dos Estados Unidos, onde, segundo ele, um simples atendimento de emergência poderia gerar uma grande dívida.
“Não pediram seguro, nem CPF. Apenas me atenderam. Se fosse em Nova York, eu teria que escolher entre chamar uma ambulância ou pedir um táxi. No Brasil, só me preocupei com minha saúde”, disse. Além do próprio atendimento, seu filho também foi levado a um hospital dias depois com febre alta, diagnosticado com amigdalite e teve o tratamento necessário prescrito, novamente sem custos
0 Comentários
Escreva aqui.