Prefeito se casa com Jacaré em ritual centenário para pedir prosperidade


Foto: Rusvel Rasgado  / AFP

 

Entre aplausos, danças, votos de felicidades e um beijo, o prefeito de uma cidade do sul do México se casou com um jacaré, cumprindo um rito tradicional para pedir prosperidade e fartura para sua comunidade.

Víctor Hugo Sosa, prefeito de San Pedro Huamelula, relatou sua afeição pela noiva réptil Alicia Adriana, que assume o papel de “a princesa” nesta antiga celebração.

— Aceito a responsabilidade porque nos amamos, isso é o que importa, não pode haver casamento se eles não se amam. Nós nos amamos e concordo em me casar com a princesa — disse Sosa durante a cerimônia.

A união entre um homem e uma mulher jacaré é celebrada nesta cidade há mais de 230 anos para comemorar o dia em que duas etnias da região, os Huaves e os Chontales, se integraram graças a um casamento.

Prefeito de San Pedro Huamelula, no México, Daniel Gutierrez Pena se casou nessa segunda-feira (30/6) com um jacaré em um ritual centenário. A tradição local ocorre com o objetivo de levar abundância e prosperidade à comunidade.

Depois do casamento, Daniel Gutierrez Pena chegou a dançar com o jacaré, chamado Miguelana Estela del Mar Zavaleta Ramirez. Ao final, selou o união com um singelo beijo.

O ritual ocorre há cerca de 230 anos e mobiliza toda a população para o dia do casório. Para a cerimônia, o jacaré usa um vestido que remete a noivado; o animal representa a “princesinha” Huave.

“Este casamento é o ponto alto das celebrações do nosso santo padroeiro para nós, Chontales. É único no mundo, onde se forja a irmandade entre dois povos”, declarou o prefeito.

Os moradores acreditam em uma lenda de um rei que se casou com uma princesa e deu fim a uma guerra entre dois povos.

 

O Globo/Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários