Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O juiz italiano Aldo Morgigni deve nomear nesta quarta-feira (13) um perito judicial médico para analisar as condições de saúde da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma desde o fim de julho.
A ação, segundo o advogado Fabio Pagnozzi, que defende a deputada, faz parte de uma segunda etapa da audiência de custódia da parlamentar.
Em 1° de agosto, a deputada ficou durante 3 horas dando a própria versão sobre o que a levou a fugir para a Itália após ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão. Naquele dia, a Justiça manteve a prisão da parlamentar.
Morgigni é o juiz substituto do caso. Em virtude das argumentações da deputada sobre as condições de saúde — ela alega questões de saúde mental, como duas tentativas de suicídio, e questões da saúde física —, o ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio, solicitou a nomeação de um perito no caso.
A defesa da parlamentar também vai indicar um perito particular para auxiliar na análise e espera que as conclusões sejam favoráveis para a parlamentar conseguir o relaxamento da prisão para detenção domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica ou, até mesmo, a liberdade provisória.
Datas indefinidas
Pagnozzi explicou que não sabe se as conclusões da perícia sairão no mesmo dia, pois o especialista precisará analisar laudos e o estado de saúde da parlamentar.
No entanto, a defesa vai tentar, no mesmo dia, pedir a antecipação do relaxamento da prisão.
Detida desde 29 de julho, a deputada permanece no presídio feminino Germana Stefanini, localizado na região de Rebibbia, em cela compartilhada.
R7
0 Comentários
Escreva aqui.