MUNDO: Trump diz que Putin “tem medo dos EUA, não da Europa, que está ficando irreconhecível”


Donald Trump. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Vladimir Putin não teme a Europa, mas apenas os Estados Unidos. A declaração foi feita a repórteres enquanto a Rússia realizava mais uma onda de ataques contra a Ucrânia durante a madrugada.

Segundo Trump, o líder russo “não tem medo da Europa” e só se preocuparia com os EUA “sob sua liderança”. Ele voltou a criticar países europeus, dizendo que o continente teria “ficado para trás” e que já não seria mais “reconhecível” por causa da imigração.

“Putin não tem medo da Europa. Ele tem medo dos Estados Unidos da América liderados por mim. Da Europa, não há medo nenhum”, declarou o presidente.

Trump também afirmou que uma operação para sequestrar o presidente russo, nos moldes da ação americana contra Nicolás Maduro, não seria necessária.

As falas do presidente americano ocorreram no mesmo dia em que a Rússia lançou quase 280 mísseis e drones contra a Ucrânia, de acordo com as Forças Armadas ucranianas. Pelo menos quatro pessoas morreram nos ataques. As autoridades de Kiev informaram que 244 projéteis e drones foram interceptados pelas defesas aéreas do país.

A ofensiva aconteceu poucas horas depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertar a população sobre a possibilidade de uma operação russa de grande escala e pedir que as pessoas procurassem abrigo.

A Rússia também voltou a ser alvo de críticas internacionais pelo uso de um míssil hipersônico de médio alcance nos ataques. O projétil, identificado como Oreshnik, foi lançado próximo à fronteira oriental da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores ucraniano afirmou que o disparo tão perto das fronteiras da União Europeia e da Otan representa uma “ameaça grave” à segurança europeia.

DCM

Postar um comentário

0 Comentários