BRASIL: Doador de coração para Faustão era jogador de futebol e tinha 35 anos; VEJA VÍDEO

 


A família do apresentador Fausto Silva publicou um vídeo nesta quarta-feira (31) em que o apresentador agradece publicamente o doador do coração que recebeu neste final de semana, Fabio Cordeiro da Silva tinha 35 anos e morava no litoral paulista. Apesar da atitude parecer nobre, não é comum o transplantado saber a quem pertencia o órgão anteriormente.

No vídeo, Faustão aparece sentado em uma cadeira, visivelmente mais magro, e conectado a diversos equipamentos, que monitoram a aceitação do corpo ao novo coração — o processo é considerado um sucesso pelos médicos, já que não houve nenhum sinal de rejeição nas primeiras 48 horas após o transplante.

Ele segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o último boletim médico, Faustão apresenta função cardíaca estável. Foram retirados o dreno e alguns cateteres do apresentador, que também iniciou a fisioterapia.

“[Quero] fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fabio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva, homem simples… Eu fico emocionado, porque me deixou a chance de viver de novo”, disse o apresentador, emocionado, no vídeo.

Quem é o doador do coração de Faustão?

Fabio Cordeiro da Silva tinha 35 anos e morava no litoral paulista. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto trabalhava como azulejista em Santos, litoral de São Paulo, na quinta-feira passada (23). Ele só foi encontrado no dia seguinte pela equipe que fazia a obra, consciente, mas com metade do corpo paralisado.

Silva foi levado para a Santa Casa de Santos, mas a morte cerebral foi confirmada na manhã de sábado. A família autorizou a doação dos órgãos.

Apesar da profissão, Silva era mais era conhecido pela atuação no futebol amador. Chamado de Esquerdinha, por ser canhoto, atuou em clubes de Praia Grande, Itanhaém e São Vicente, cidades do litoral paulista.

A Associação Atlética Solemar, onde ele atuava, chegou a publicar um texto em que torcia pela recuperação de Esquerdinha.

Poucas semanas antes, o clube foi campeão do futebol amador da cidade.

No vídeo desta quarta-feira, Faustão ainda fez um agradecimento aos demais integrantes da família.

Eu fico emocionado porque ele me deu a chance de viver de novo. Agradecer ao Érisson, irmão do Fabio, a Jaqueline, a viúva. Esses que eu tenho que agradecer. Às pessoas das mais humildes, que na hora que precisei, me deram um coração novo. Eu sei que na internet tem um monte de m****, os caras falando bobagem. Se eu tivesse preocupado com isso, não teria nem começado a minha carreira. Portanto, você que gosta de mim: eu tenho que dar uma satisfação para você”, afirmou.

O apresentador também disse que quer encontrar pessoalmente com a família de Esquerdinha.

Informação sigilosa

Apesar de Faustão ter falado o nome do doador, essa não é uma prática comum e prevista na doação de órgãos, segundo a lei brasileira. A própria Secretaria de Estado da Saúde não pode confirmar se Esquerdinha foi o doador, pois essa é uma informação sigilosa.

Segundo informou a CNN, o único relato passado pela pasta foi de que, após a disponibilização do coração, o sistema selecionou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante.

Destes, quatro tinham prioridade. Faustão ocupava a segunda posição nesta lista e recebeu o órgão depois de a equipe do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusar o órgão por incompatibilidade.


Postar um comentário

0 Comentários