![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/whatsapp-image-2025-02-13-at-11-11-56.jpeg)
O “pó sabor café”, também conhecido como “café fake” ou “cafake”, tem ganhado as prateleiras de supermercado após o aumento no preço do café. O produto não é o mesmo que o pó de café e tem confundido consumidores, já que possui embalagens similares às de marcas famosas.
O item costuma trazer a descrição “pó para preparo de bebida sabor café” em letras pequenas na parte de baixo dos pacotes e costuma ser mais barato, custando cerca de R$ 13,99 em supermercados, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café).
O café pode ser diferenciado do “café fake” por meio da variedade do produto (Arábica ou Robusta, por exemplo), grau de torra e de moagem, tipo de café (“único” ou “fora de tipo”). O “pó sabor café” pode ser reconhecido por meio de tabelas com os ingredientes, falta de características do café e as letras pequenas na embalagem, que costumam indicar que a bebida é “sabor café”.
O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso, afirmou que investiga se o “pó sabor café” pode ser considerado uma fraude.
Conheça as redes sociais do DCM
0 Comentários
Escreva aqui.