LULA projeta ser primeiro presidente eleito quatro vezes: “Se tudo tiver como estou pensando”


Durante cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras nesta sexta-feira (4), em Duque de Caxias (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende disputar novamente a Presidência da República. Em tom de pré-campanha, Lula declarou que, “se tudo tiver como estou pensando”, o Brasil poderá eleger, pela primeira vez, um presidente por quatro mandatos. A fala ocorre em meio a tensões entre o Executivo e o Congresso Nacional.

Lula também tentou minimizar o atrito recente com o Legislativo, destacando que divergências entre os Poderes são normais e podem ser resolvidas por meio do diálogo. “Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve”, afirmou, reforçando que ainda há um ano e meio de mandato e pedindo que não haja “nervosismo” nas relações institucionais.

A crise institucional se agravou com a derrubada, pelo Congresso, do decreto presidencial que previa aumento do IOF sobre aplicações financeiras — decisão que levou o governo a recorrer ao STF. Apesar do clima político conturbado, o evento desta sexta marcou o anúncio de R$ 33 bilhões em investimentos em refino e petroquímica, com previsão de geração de mais de 38 mil empregos diretos e indiretos no Rio de Janeiro.

Janeiro.


Postar um comentário

0 Comentários