
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) que manteve uma “boa conversa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando temas como comércio e as sanções impostas a autoridades brasileiras.
Ele também destacou a relação positiva com Lula, afirmando: “Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, é muito bom. Tivemos algumas boas reuniões, como você sabe, mas hoje foi uma conversa muito boa.”
‘Conversa positiva’
No telefonema desta terça-feira, Lula classificou como “muito positiva” a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a produtos brasileiros, como carne, café e frutas.
No entanto, de acordo com o Planalto, o presidente brasileiro destacou que outros produtos ainda enfrentam tarifas adicionais, o que precisa ser discutido em novas conversas entre os dois países. Lula também afirmou que o Brasil deseja “avançar rápido nessas negociações”.
Ainda conforme o Palácio do Planalto, durante a conversa, Lula enfatizou a urgência de reforçar a cooperação com os Estados Unidos no combate ao crime organizado internacional. O petista mencionou, segundo o governo brasileiro, as operações recentes realizadas pelo governo federal para “asfixiar” financeiramente facções criminosas, incluindo grupos que operam a partir do exterior.
Trump, por sua vez, destacou sua “total disposição” em trabalhar em conjunto com o Brasil e afirmou que dará apoio a iniciativas bilaterais para enfrentar organizações criminosas.
Ambos concordaram que novas conversas sobre esses temas — tarifas e combate ao crime — devem ocorrer em breve.
0 Comentários
Escreva aqui.